Por: Redação | Fischer & Filippo Em: abril 20, 2017 In: Licitação Comments: 0

A licitação é um procedimento adotado pela Administração Pública para compra de produtos ou contratação de serviços. Além de vantajosa para a própria Administração, a licitação também é vantajosa para a empresa, já que amplia as oportunidades de negócio.

Para aumentar as chances de ganhar uma licitação, entretanto, é necessário que a empresa tome alguns cuidados tanto para sua proposta ser aceita.

Se você tem interesse em aumentar suas chances de ganhar uma licitação, continue lendo nosso artigo.

1. De olho nas oportunidades

Para concorrer às licitações e vencê-las é preciso estar sempre atento às oportunidades. Como é um processo público, as licitações estão disponíveis para consulta para qualquer empresa que tiver interesse em participar.

O Governo Federal disponibiliza o Portal de Compras do Governo Federal para este fim. O site permite que você acompanhe a situação de licitações atuais e futuras.

Outras possibilidades incluem a consulta em plataformas específicas de licitações, adotadas nos pregões eletrônicos. A consulta também pode ser feita diretamente na sede física do órgão, que pode ser realizada inclusive antes do processo licitatório, com objetivo de conhecer o serviço e antecipar as necessidades.

2. Prepare-se para a participação

Para aumentar as chances de vencer uma licitação, a preparação faz toda a diferença. Concorrer a uma licitação deve ser um processo muito bem planejado, posto que o procedimento não envolve apenas o preço, mas, sim, uma gama de documentos e prazos.

De qualquer forma, é importante investir na preparação e capacitação para o certame, pois quanto mais preparada uma empresa estiver, mais benefícios ela apresentará ao órgão público e, com isso, maiores as chances de ser a escolhida.

3. Invista na capacitação de pessoal em sua empresa

Uma empresa preparada é uma empresa com profissionais capacitados e isso não é diferente quando se trata de licitações. Especialmente referente ao setor dedicado a essa modalidade, é importante investir na educação e capacitação da equipe responsável para obter melhores resultados.

4. Leia o edital com muita atenção

O edital é uma das partes mais importantes de qualquer licitação, pois contempla todas as informações necessárias para a fase interna, externa e execução da licitação. No edital estão descritas todas exigências, assim como informações sobre a produto ou serviço a ser desenvolvido.

Conhecer quais são essas informações e o que é exigido em cada licitação, permite que a empresa se destaque das demais concorrentes e evite erros, tornando-se uma opção viável e que atende a todas as necessidades da Administração.

Deve-se observar, por exemplo, a exigência quanto a prazos, quantidade e dimensão do serviço a ser prestado, além de necessidades especificadas para a empresa vencedora – como a exigência de ter em seus quadros profissionais com certificações específicas.

5. Considere o apoio de uma assessoria jurídica

Uma assessoria jurídica será responsável por respaldar legalmente a empresa que deseja concorrer a licitações. Além de ajudar com todo o processo de regularização da situação, a assessoria jurídica é responsável por identificar falhas no edital e interpor recursos contra possíveis sanções durante o certame e na execução do contrato.

Ademais, quando uma empresa tem o auxílio de uma assessoria jurídica, o seu processo de concorrer a licitações se torna mais eficiente, já que a análise dos aspectos legais passa a ser compartimentada.

Contar com o apoio de uma assessoria jurídica significa também ter uma garantia a mais para o pagamento, já que no caso de qualquer problema os profissionais estão capacitados para iniciar uma ação contra a Administração.

O apoio de uma assessoria jurídica, portanto, tem influência direta no sucesso do processo licitatório, permitindo que seja menos burocrático.

Se sente mais preparado para encarar uma licitação? Então compartilhe esse texto com seus amigos e nos siga em nosso Facebook para mais informações sobre licitações!

Trackback URL: http://www.fischerefilippo.com/blog/5-dicas-para-ganhar-uma-licitacao/trackback/