Por: Redação | Fischer & Filippo Em: julho 26, 2017 In: Licitação Comments: 0

Quando uma empresa participa de licitações públicas, um alto grau de atenção é exigido dos envolvidos, seja antes, durante e depois do processo.

Deve-se estar atento aos prazos estipulados, regras do edital, exigências da documentação e a administração da papelada, para que não ocorra descuidos e assim haja um aumento nas chances de ganhar uma licitação.

Listamos em nosso artigo de hoje alguns dos erros mais cometidos quando há a disputa de algum edital:

 

Registro da proposta no dia da licitação

Realizar o registro no dia da licitação é um dos erros mais comuns, isso em grande parte por falta de conhecimento.

Os prazos limites variam entre os editais, podendo ser registrados até uma hora antes do início da licitação, ou em outros casos o registro devem ser feitos de 48h até 72h antes do dia da licitação.

 

Desconhecimento das regras do edital

Infelizmente muitos fornecedores entram na disputa de licitação sem o mínimo conhecimento prévio sobre o produto licitado, lendo superficialmente as regras do edital.

É de suma importância que todas essas regras sejam passadas a limpo de forma profunda, pois no caso de vitória na licitação e a empresa não cumprir os termos estabelecidos no contrato, existe punições em diversas escalas, podendo ser advertidas ou até suspensas por tempo indeterminado.  

Ter uma consultoria jurídica nesse momento é altamente recomendado, para que tudo seja estudado de forma concisa e todos os termos do edital sejam cumpridos de forma exemplar.

 

Fornecer identificação da empresa na proposta

Muitos órgãos acabam exigindo que os licitantes enviem planilhas anexadas, e é neste momento que a atenção deve estar redobrada.

Não envie esses documentos com o logotipo da empresa ou qualquer outra forma de identificação, pois esse erro pode acarretar em uma desclassificação do edital em questão.

 

Assinaturas divergentes

Esse é um dos erros mais cometidos em licitações públicas, onde você acaba se deparando com planilhas, declarações e propostas de preços assinadas por pessoas diferentes.

Esse tipo de gafe pode resultar em uma desclassificação, e a solução é eleger uma única pessoa responsável pela assinatura de toda a papelada no decorrer do processo.

 

Registro de propostas com preços menos competitivos

Em hipótese alguma deve ser registrado um preço menor do que o praticado, pois além de você ter grandes chances de perder a licitação, a empresa poder ser desqualificada pelo pregoeiro por preço inexequível.

Existem alguns meios a serem percorridos neste momento:

  • Se o valor do objeto licitado for determinado pelo edital, entre com o valor um pouco abaixo (por exemplo, 1 real a menos);
  • Pedir vista da licitação, de preferência 5 dias antes do início da licitação (é um direito seu exigi-lo);
  • Em último caso, determine o valor registrado a partir de preços de mercado do produto em questão.

 

Não solicitar a cópia da documentação após o fim da licitação

Com o fim de todo o processo, peça uma cópia de todos os documentos que foram apresentados na licitação em questão, dessa maneira é possível evitar todos os contratempos em licitações futuras.

Para que nada saia errado, uma assessoria jurídica é o ideal para que todos os passos sejam seguidos de forma coerente e erros que comprometem o sucesso em licitações públicas sejam contornados.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos e nos siga em nosso Facebook para se manter atualizado!

Trackback URL: http://www.fischerefilippo.com/blog/6-erros-comuns-em-licitacoes-publicas/trackback/