Após o governo ter anunciado a reforma de Previdência, muitas pessoas têm se apressado para ir aos postos mais próximos do INSS e requerer a sua aposentadoria, por medo de perder o direito aos benefícios.
Segundo nossos especialistas, essa pode não ser a melhor opção no momento.
Neste post vamos mostrar os prós e contras de pedir sua aposentadoria na atual momento que o Brasil se encontra.
Desvantagens
Umas das principais desvantagens é que o valor a ser recebido pelo benefício pode ser menor para quem já tem o direito à aposentadoria.
Por exemplo, se uma pessoa se aposenta agora e continua trabalhando, não poderá se desaposentar para conseguir valores mais expressivos depois.
Isso acontece porque o STF em outubro de 2016 barrou o aumento do benefício para quem continua trabalhando mesmo após se aposentar, terminando assim com a “desaposentação”.
No momento, só é vantajoso ir atrás da aposentadoria as pessoas que cumprem os requisitos da regra 85/95.
Esse cálculo é feito através da soma do tempo de contribuição, que deve ser no mínimo de 30 anos para a mulher e 35 anos para o homem mais a sua idade.
Com o total de 85 para o público feminino e 95 para o público masculino, o direito à aposentadoria integral sem influência da reforma da Previdência está garantido.
Em contrapartida, os trabalhadores que não estiverem alinhados com esses requisitos e exigirem sua aposentadoria somente pelo tempo de contribuição, acabarão sofrendo com a incidência do fator previdenciário, que pode reduzir em até 30% o valor do seu benefício.
Saiba quais vantagens de adiar sua aposentadoria
Listamos abaixo alguns motivos para se adiar o pedido:
- Os termos da reforma ainda podem ser modificados.
- Já não existe mais a “desaponsentação”.
- O seu direito a aposentadoria está assegurado.
- Se você estiver perto de completar a regra 85/95.
É indicado que não haja precipitação, mas sim uma reflexão sobre o seu momento de vida, seja ele profissional e pessoal, para descobrir se é mais vantajoso ou não pedir sua aposentadoria agora ou depois da reforma da Previdência.
Temos que aproveitar esse momento para verificarmos como estão os dados dos nossos recolhimentos previdenciários perante o INSS.
Para que não haja dúvidas nesse momento, um advogado especialista na área pode te auxiliar, te mostrando os melhores caminhos e decisões a serem tomados.
Trackback URL: http://www.fischerefilippo.com/blog/aposentadoria-antes-ou-depois-da-reforma-da-previdencia/trackback/